100% carne de siri! Alta qualidade em gastrônomia!

Estamos empolgados para compartilhar com você que nossas casquinhas são preparadas com 100% de carne de siri! Cada mordida é uma explosão de sabor e qualidade excepcionais.

Nutrição e curiosidade

A carne de siri é um produto tradicional da cozinha popular brasileira bastante consumido em regiões litorâneas. Ela consiste basicamente na carne de siri refogada com outros ingredientes e servida na própria carapaça. Sua origem é incerta e é um prato encontrado em todo o litoral do Brasil. Outros países como Portugal e França também usam carapaças de seus crustáceos para fazer pratos similares.

Os siris são pescados do mar com puçás e redes de espera, mas em algumas regiões é feito o uso de gaiolas. Os animais são então limpos e cozidos, para aí terem suas patas e carapaças quebradas com martelo para separação da carne. Esse processo de extração manual da carne de siri é chamado de desmariscamento. É comum que as mulheres de pescadores façam esse serviço usando garfos, facas ou colheres. Para obter 1 quilo de carne de siri, são necessários em média entre 35 a 45 indivíduos.

Nota Gastrônomica

A carne de siri então é temperada e refogada com outros ingredientes que variam entre diferentes regiões do país. Ela pode ser servida como bolinhos fritos, em ramequins, conchas de barro ou porcelana, ou no seu formato mais comum dentro da própria carapaça do siri. O prato então costuma ser empanado com um pouco de farinha e assado para ter uma casquinha crocante.

Nutrição

A carne de siri é alimento rico em proteína, nutriente importante no cardápio diário, pois participa na composição de hormônios e enzimas e é fundamental para a manutenção do organismo. Embora rico em proteína, contém menor quantidade do que os pescados frescos, não podendo substituí-los integralmente. Deve ser comido como uma alternativa.

Proteína

Portanto, essa deliciosa carne de siri que todos gostamos tanto é basicamente proteína pura. Não tem nem perto da quantidade de gordura que outras carnes, como carne bovina, frango e porco, têm, e é pobre em calorias. A carne de siri é realmente a melhor relação proteína/caloria (e todos os outros aspectos) em comparação com outros tipos de caranguejo.

Ômega-3

Esses ácidos graxos polinsaturados ajudam a manter um metabolismo normal, diminuem o risco de doenças cardíacas e uma lista completa de outras coisas, dependendo de quem você perguntar. Também conhecido como óleo de peixe, os ômega-3 são prescritos às vezes por um médico como um complemento dietético. No entanto, preferimos tê-los em sua forma original, presos dentro da carne de um delicioso bolo de caranguejo.

Selenium

Esse mineral é encontrado em uma ampla variedade de alimentos e é importante para um sistema imunológico saudável, função cognitiva e saúde reprodutiva. As melhores fontes de selênio são castanhas do Brasil, carnes de órgãos e frutos do mar. Portanto, a menos que você goste de rim com casca de castanha do Brasil, recomendamos que você se prenda aos bolos de carboidratos para obter seu preenchimento.

Riboflavin

A vitamina anteriormente conhecida como G, riboflavina faz parte do grupo da vitamina B. Essa vitamina é ótima para produção de energia e proteção antioxidante. Também ajuda a combater a anemia, promovendo o metabolismo do ferro, que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos.